quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Restauração do CARRÃO Fusca 69

A história do Fusquinha 1969, vermelho cereja, segundo pesquisas, foi o único ano que a VW aplicou esta cor no fusca, o que o torna mais raro.
A história começa assim.. Confesso que nem passava pela cabeça em ter um Fusca, porém em 28/07/2011 o amigo Maurício, aqui da cidade, estava com este exemplar por volta de 7 anos... Assim, questionou o valor que cobraria para o restauro... Fui categórico em afirmar a falta de interesse em executar tal serviço.. Assim questionou-me se teria interesse em adquirir esta jóinha...
Esta imagem já é dele pronto.

Esse foi o dia em que comprei..
Lembro que a idéia não havia agradado... Após “girar” o motor, verificar que o ar quente, afogador e os demais componentes estavam em perfeitas condições de uso, fui dar uma volta, e pra minha surpresa....... o carro era perfeito, muito agradável de se “desfilar”...
Confesso que ao dar umas voltas com o carro, ele encheu meu ego, mais do que eu esperava, devido a satisfação que sentia, vendo muitas pessoas dobrando o pescoço para ver o “cascudo” passar pelas ruas..   NEGÓCIO FECHADO..



 Então após umas semanas de uso contínuo, parei o carro(na oficina) e comecei a peleia, do restauro. O que não imaginava, eram as longas horas a fio e o prazo que havia pensado, estourado a muito tempo....


máquinas de vidro VW

 
 Então aplicamos Washprimer em toda sua superfície, posteriormente aplicado primer PPG. Capô, tampa do motor, portas e paralamas, também foram um caso a parte, todas as peças foram deixadas na lata crua, removendo todo material antigo.
Após o carro todo desmontado, começamos a parte de funilaria, que limitou-se a apenas poucos remendos e alinhamento dos para-lamas e capô dianteiro. A parte de preparação, é a mais filha da mãe, em termos de mão-de-obra, pois exige paciência e muito capricho. Após muitas folhas de lixa, convertedores de ferrugem, escovas de aço e as pontas de vários dedos gastos e alguns meses, concluímos o processo de preparação.

Para evitar correrias na hora da montagem,  restauramos peça por peça, algumas só limpando, para ficar impecável...









A DICA: quando você está meio desanimado com o processo todo, fuça na net, algumas peçinhas para o seu carrão, que logo-logo volta a empolgação..
Os carrapatinhos todos originais VW, porém não aparecem os feltros do assoalho.



Surgiram as dúvidas, se existe no mercado, peças para um acabamento perfeito... Então minha dor de cabeça foi desde o ínicio, em relação aos debruns (galão) dos para lamas, forros de porta e estribos. Por sinal foram estes 03 os últimos itens a serem adquiridos.
Estribos montados aqui, comprei as capas originais na Expoclassic em Novo Hamburgo.

                                       Cofre, macaco e esguicho dágua perfeitos..
                                             Eu e minha filhota fazendo pose.
 Eis o resultado, após limpeza de peças, cromagens, pneus e mais algumas peças novas e muito esforço, o resultado ficou perfeito.






     Devidamente emplacado para coleção. O Placa Preta clicado pelo Cézar.

46 comentários:

  1. Muito bonito! Depois que a gente vê o resultado, todo o sangue, suor é lágrimas acaba compensando! Parabéns pelo belo carro!

    Meu sonho é ter um fusca. Ainda vou realizar... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!! Valeu pelo comentário.
      Não te preocupa, com um pouco de dedicação e guardando uns pilas, daqui a pouco tu compra o teu! Pois nada mais gratificante do que um sonho realizado, e ainda mais um que tu possa desfilar nos dias de sol!!
      Valeu.

      Excluir
  2. Aí sim hein! Muito bonito, exatamente da cor que quero fazer o meu. Acabei de comprar um 69 e vou deixá-lo original, vamos ver como fica! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando. O tom é vermelho cereja. Qualquer dúvida no decorrer do processo, pode perguntar, farei de tudo para responder o mais tecnicamente possível.

      Excluir
  3. edilson1966@yahoo.com14 de julho de 2014 às 19:36

    Muito legal comprei um 69 bege estou no começo da minha historia é muito bom,ja comprei varios itens o que mais esta tirando o sono e quando encontro o preço considero muito alto são os paralamas dianteiros mais enfim vamos a luta,vamos fazer valer um abraço a todos loukos por FUSCA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilson, a internet facilitou muito o garimpo das peças, porém na carona, cieram os exorbitantes valores... Parabéns pela aquisição. Qualquer dúvida, pode perguntar, que tentarei responder corretamente. Boa sorte na restauração.

      Excluir
    2. Opa amigo, sou restaurador automotivo, inclusive tenho esses paralamas originais, usadas , revisados. 11)95893 6193

      Excluir
  4. Ficou muito bonito seu fusquinha,parabéns Deus abençoe vocês.
    Abraços,
    Claudecir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Claudecir. Realmente ficou bem legal o trabalho.
      Fica com DEUS.

      Excluir
  5. gfura, essa conta é complicada. Pneus, cromagens, tapeçaria, capas de estribo, borrachas e tudo mais de detalhes, ficou em torno de 16 mil... Isso não contando a mão de obra que é minha... Mas se eu fosse pegar um carro desse, para fazer, nos mínimos detalhes, igual fiz este, certamente só me mão de obra, eu cobraria em torno de 15 mil..

    ResponderExcluir
  6. A mão de obra é o mais caro mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, devido a falta de gente especializada e que ama o que faz...

      Excluir
  7. tenho um fusquinha ano 69 porem adapitado chasi 69com dute enteressado ligar
    fone (73) 8868265

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Meu nome é Helton,estou reformando um fusca1969,verde folha e estou com dúvidas a respeito do forro,gostaria de fazer com os detalhes e cor da época do carro 69 verde folha.
    Se puderem me ajudar,desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se bem entendi a pergunta, você quer deixar no original, o que só agrega valor ao carro. Então, os forros de porta e laterais são pretos, com costura eletrônica, os bancos, são pretos (oficialmente os fusca 69 só saíram com os bancos e forros na cor preta) e o material central, são diferentes dos 67 e 68. As ferragens dos bancos, coluna de direção, e alavancas e volante, são branco pérola (L-87). Forro do teto= branco com pintinhas pretas nas pontas (vidro traseiro e parabrisa) no resto é branco furadinho. O assoalho e chiqueirinho, são carrapatinho cor cinza. Observa as fotos do meu 69 aqui postadas, pois estão todas originais, então não tem erro. Espero ter ajudado, qualquer dúvida pergunte. Obrigado por nos acompanhar. Valeuuuu!!!

      Excluir
  9. oi meu caro ! estou chegando na finalização do restauro de um fusca 67 que adquiri há pouco..que na verdade estou investindo apenas no restauro interno.. e a minha dúvida , que talvez vc possa me ajudar, é o caso seguinte : gostaria de saber se após passar o fundo anti-ferrugem no assoalho, ainda passo um primer, e após uma tinta de finalização para a lata.. também queria saber se após isto, oque preciso colocar embaixo da manta asfáltica..não gostaria de grudá-la.. tem como deixa-la isolada com algum material de base embaixo dela , oque a deixaria somente encostada sobre o fundo do assoalho..como fosse um tapete.. e após instalo a forração toda, sobre a manta solta..? é isso, muito grata, ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela leitura! Parabéns por tentar resgatar mais um automóvel antigo. No assoalho, assim como qualquer parte de ferro, após a remoção da ferrugem ou tinta, onde aparece a chapa crua, você deve aplicar (com pistola de ar comprimido) um fundo fosfatizante (wash-primer de cor amarelada), assim, você pode dar acabamento, passando a tinta desejada sem risco de descascar. A manta, tem a venda na internet, com as medidas similares a da fábrica, ou compre em material de construção e pinte de preto fosco, após recortada. Nos meus carros, eu faço isso, porém passo 03 pedaços de fita dupla-face, assim, caso umedeça o assoalho, voce pode remover a manta, sem preoblemas. FIca muito bom, pois se derreter a manta, no assoalho, fica ruim de remover, caso precise. A forração, não cobre a manta interira, e sim de 4 a 5 cm. Espero ter ajudado. Valeu Ana.

      Excluir
  10. boa noite...parabéns pelo carro e paciência na execução do projeto.. você pode me passar algumas dicas pois comprei um 69 na cor do seu carro e no documento diz que a cor é grená, esse vermelho cereja é a mesma coisa ou vou precisar trocar a cor no documento??...a tinta que você usou é PU ou poliéster com acabamento com verniz, eu mesmo to fazendo o serviço do meu carro pois na cidade onde moro não tem ninguém que faça este tipo de serviço existem vários lanterneiros (funileiro) mas não são qualificados e nem tem capricho para tal tarefa o que é uma pena..vc quem fez a pintura do seu carro caso sim como fazer pra ficar com brilho nas partes internas dos capus pois dar polimentos nestas partes é muito difícil... se não se importar você pode enviar por email estas informações pois assim poderei lhe enviar fotos do andamento da restauração do meu 69.. obrigado pelo espaço e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelas congratulações! Vamos trocando dicas, sim. A tinta foi PU, brilhos nas partes internas, após a pintura, poi feito o processo de polimento. Vamos nos comunicando por e-mail.. Obrigado pela leitura, VALEU!

      Excluir
  11. Ricardo, boa noite!
    Veja se pode me ajudar, adquiri um fusca 1966 e gostaria de saber qual a cor original do debum dos paralamas, obs o carro é azul e vou repintar com a mesma cor! Qual seria o tipo de tinta que eu deveria usar? . Os bancos internos estão pretos e não sei se são originais. Qual a cor interna original de um 66? dizem ser o pijaminha, mas não deram certeza.
    Agradeço - Nelson (nacmar@terra.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, começo agradecendo a leitura... Os debruns são PRETOS.
      Na pintura, aconselho PU, pois da pouca manutenção. (duco tem que ser muito encarnado o pintor e sintético NUNCA!!)
      Banco encosto fino e pijaminha
      Os bancos não são iguais ao 61(caixote) encosto fino e curvado(côncavo),sempre na cor cinza claro no curvin.

      Excluir
  12. Foi meu primeiro carro, fusca 69, bordo, novinho em 1975. Comprei financiado em 24 meses, mas no nome do meu cunhado, que não demorou muito me pediu para comprar um carro pra ele. Então, disse acho melhor vc ficar com ele... Até hoje estou arrependido, nunca mais consegui comprar outro igual ao meu 69.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muitas histórias com esses fusquinhas!! Parabéns e obrigado pela leitura ! Valeu!!!!

      Excluir
  13. ola adquiri um fusquinha 69 ta bem feinho quero deixar no original to com duvida na cor VC falou q o seu e vermelho cereja mais no doc do meu não diz nada apenas vermelho e o mesmo tom do seu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, o bom é que no documento só marca a cor e não marca a variação ... Então podes colocar qualquer variação de vermelho, sem ter nenhum problema, mas sempre escolhendo uma cor da época ! Valeu!!

      Excluir
  14. ola adquiri um fusquinha 69 ta bem feinho quero deixar no original to com duvida na cor VC falou q o seu e vermelho cereja mais no doc do meu não diz nada apenas vermelho e o mesmo tom do seu

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo, primeiramente meus parabéns pelo belo carro e excelente trabalho. Nao sei se ainda utiliza o blog, mas se puder me tirar uma dúvida eu agradeço. Estou de olho em um fusca 1969 verde, porém esse carro não tem aquelas aberturas(acho que dá buzina) nos paralamas, eles são lisos. Gostaria de saber se ainda assim eles são originais ou se são de outro ano. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Olá, muito obrigado. A abertura é da buzina só no lado esquerdo, no lado direito é uma abertura e tem uma tampa cega na grade. No caso, para saber se os para lamas são originais ou não, só olhando. manda foto ricardominatto1@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, estou muito maravilhado com o seu trabalho. Parabéns!!!!! Tira uma duvida minha. Estou fazendo um fusca igual ao seu, pesquisei a cor dos acabamentos internos(volante, seta, etc...) e vc também confirmou o branco pérola L87. Pedi para fazer a tinta Branco Pérola L87, que oficial pelo cadastro da Volks, saiu como cor externa do Fusca 62 (vc tem esta informação?), porém ao pintar as peças, o branco pérola ficou meio tendendo para o amarelo, tipo um marfim. É isso mesmo??? no catalogo da Volks dá a impressão que é um branco tendendo para o azul claro, ou cinza claro. Vc pode tirar minha dúvida??? Muito Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelos elogios.Parabéns por estar resgatando mais um fusquinha, com muita dedicação. Correto, a cor fica parecendo um marfim. Não esquece das rodas que são cor cinza prata.´Obrigado pela leitura.

      Excluir
  18. Amigo, desculpe, não saiu meu contato. Sou Lucio Bittencourt de Belo Horizonta. Abraço

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Muito obrigado. Passei bastante trabalho, mas valeu a pena. Valeu!!

      Excluir
  20. Gostaria de parabeniza-lo pelo resuultado. Ficou lindo.
    Adquiri um 69 tbem, fusca de segundo dono (a 33 anos com ele)muito integro e bem cuidado, porem ele ja foi pintado e por um vermelho puxado paxado para o laranja.
    Eu pretendo deixa-lo da mesma cor que o seu, que é original da época.
    Gasta-se muito para fazer um serviço como esse? Substituir a cor do veículo, levando em consideração que não haverá podres?
    Grande abraço, sou de Curitiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigado. Realmente o resultado do trabalho ficou ótimo. Parabéns pela compra, pois além de um ótimo investimento, está, contribuindo com a cultura nacional do antigomobilismo.
      Acredito que gaste em torno de 8 a 15 mil, depende a empresa contratada.

      Excluir
  21. Boa noite, parabéns pelo seu trabalho e pelo carro. Tenho 69 a dez anos. E agora vou restaurar. A é branco lótus qual tipo de pintura faço nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Obrigado, realmente o carro ficou bem bom. Te parabenizo pelo branco lótus, que é uma cor que muito me agrada. Te aconselho a ultilizar pintura PU, pois da menos manutenção. Sintético nem pensar, e duco muitos profissionais não sabem manejar. Valeu !!

      Excluir
  22. Olá Amigo Parabens pelo belo exemplar porem se seu fusca é 1969 seu pisca dianteiro esquerdo está incorreto os dois devem ser como o direito chamados de "sorriso curto". Ok abraços fusqueiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Mas não sei onde tu viu pisca errado. Abre as fotos e olha com calma. Tudo certinho, sorriso curto. valeu!!

      Excluir
  23. Boa noite meu amigo, parabéns pela jóia, gostaria de saber qual é a cor usada para pintar a parte de ignição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite . A cor é Branco Pérola L-87. Inclusive na colina de direção, ferragens dos bancos , alavanca de marcha e ferio de mão . Obrigado pela leitura

      Excluir